Aniversário do Museu da Moda: marco no cenário da moda mundial

O Museu da Moda, localizado em Canela, no Rio Grande do Sul, comemora seu terceiro aniversário no próximo dia 23 de março. Trata-se de uma viagem no tempo com a reconstrução estética de 4.000 anos do vestuário feminino, considerado um marco no cenário mundial. A história das vestimentas exibida por este museu é contada por meio de centenas de modelos confeccionados, distribuídos em cenários de acordo com as épocas em que eram usados. Até então, esta história só era encontrada em livros. Depois de anos de pesquisas, consegui reconstruir uma longa trajetória do resgate cultural do mundo ocidental por meio da figura feminina e de seus hábitos de vestuário.
Pretendi unir um museu onde as pessoas pudessem ver o que se passou através do tempo com a evolução da moda. Ao percorrer as galerias, em três mil metros quadrados, é comum ouvir do visitante que, nas respectivas épocas, a mulher exerceu papel tão relevante quanto o homem.
Com amostras de vestuários típicos de várias épocas, é possível conhecer bem de perto a história não só do mundo industrial, mas também da posição da mulher na sociedade e, é claro, da moda. Dispostos em vitrines especialmente projetadas, os vestidos e trajes no museu reproduzem períodos da moda e da arte que partem desde a antiguidade clássica, perpassando o Renascimento e entrando no século XX, com a reinvenção do feminino e também da moda.
Todos os vestidos estão expostos em manequins evidenciando a moda que vestiu diferentes povos por todo o mundo, revelando a evolução das roupas e justificando que o modo de vestir marca gerações. O memorial percorre a linha das costuras e tecidos de forma fidedigna, desde a antiguidade.
Procurei fazer tudo o mais real possível para ser um marco para quem gosta e estuda moda e selecionei as roupas que tinham mais importância para mostrar o que marcou cada época
A importância deste museu, além de contar a história da moda feminina, está, também, na exposição de objetos antigos à população. Este trabalho foi o resultado de muitos estudos interdisciplinares. Em um só espaço, com exposições fixas e permanentes, é evidenciada uma gama de informações para explicar, contar, expor e perpetuar o passado por meio da história e da cultura de povos retratados em roupas e acessórios de cada época específica.
A experiência que o visitante sente ao conhecer o museu vai desde a descoberta das vestimentas e indumentária da época até os costumes e relações de cada período. A construção do cenário ajuda a identificar a cultura de cada povo.
Só mesmo visitando o museu para se ter ideia dele realmente ser o único no mundo pela amplitude de seu período histórico, cronológico, cultural e riqueza em detalhes.
Milka Wolff
www.museudamoda.com.br
milka@milka.com.br

Milka Wolff é estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)